A Torá desde Jerusalém
Parashá Kórach
Livro Bamidbar / Numeros (16:1 a 18:32)
Resumo da Parashá
No seio da congregação um grupo de levitas dirigidos por Korach e outro da
tribo de Reuben comandados por Datán, Aviram e On, levantaram-se contra Moshé e
Aaron. Participaram na rebelião,
duzentos e cinquenta homens e ambos grupos reclamam para si, a liderança em
substituição de Moshé
Moshé disse a Korach e a sua gente que esperaram um dia, até a manhã
seguinte, no qual o Eterno faria saber quem seria o líder. Moshé indicou como se demonstraria o
desejo do Todopoderoso.
Hashem ordenou que o Povo se afastasse das tendas de Korach, Datan e
Aviram. Então Moshé disse ao Povo
que se os rebeldes morriam de morte natural, significaria que Moshé não seria o
enviado de Hashem mas se eles foram tragados pela terra, Moshé seria confirmado
como líder do povo de Israel.
Ainda Moshé não tinha terminado as suas palavras, a terra abriu-se e tragou
os rebeldes e todos os seus bens.
O resto da congregação fugiu assustada pelo que aconteceu.
Não obstante, no dia seguinte os Benei Israel começaram a murmurar sobre
Moshé, como responsável pela morte de Korach e os seus seguidores. Mas por intermédio de uma praga foram
castigados, morrendo catorze mil setecentas pessoas . Moshé ordenou a Aaron que tomasse o incensário e que pusesse
nele fogo do altar e que o passasse por toda a congregação de modo a expiar
pelo Povo, de modo a cessar a praga.
Moshé ordenou aos chefes de cada tribo que entregassem a Aarón um bastão
por cada tribo e estes deviam gravar o nome da tribo nesses bastões. O bastão da tribo de Levi devia levar
gravado também o nome de Aarón.
Todas as varas deviam ser colocadas no Tabernáculo. No dia seguinte, Moshé entrou no
Tabernáculo e viu que apenas o bastão da tribo de Levi, onde estava escrito o
nome de Aarón, tinha florescido com amêndoas, o que indicou que o Todopoderoso
tinha nomeado Aarón como Cohen Gadol irrefutavelmente. Este bastão foi mantido frente à Arca
como sinal para as futuras gerações sobre a rebelião contra Aarón.
O Eterno assinalou que, dado que os Cohanim e os Leviim não tinham terras
quando entrassem em Eretz Israel, eles seriam mantidos por contribuições do
Povo. Assim, os Cohanim receberam
bicurim (as primícias dos frutos), Pidion bechorim (o resgate dos
primogénitos), diversas ofertas.
Os Leviim receberiam o Maaser rishón (o dizimo do que era produzido por
cada pessoa).
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